Atendimento : Segunda a Sábado - 07:30h as 18:30h

EMAIL

atendimento@medclincosmopolis.com.br

TELEFONE

(19) 3812-9210

Pediatria

Pediatria

A pediatria (do grego παιδιατρική, composto de παιδός, "criança", e ἰατρός, "doutor", "aquele que cura")[1] é a especialidade médica dedicada à assistência à criança e ao adolescente, nos seus diversos aspectos, sejam eles preventivos ou curativos. Pessoas como crianças e adolescentes se estiverem com doenças devem dirigir-se ao seu pediatra.

Os aspectos preventivos envolvem ações como o aleitamento materno, imunizações (vacinas), prevenção de acidentes, além do acompanhamento e das orientações necessárias a um crescimento e desenvolvimento saudáveis (puericultura). Já os curativos correspondem aos diversos procedimentos e tratamentos das mais diversas doenças exclusivas ou não da criança e adolescente.

O pediatra é o médico com formação dirigida exclusivamente para os cuidados da criança e do adolescente, com uma formação que compreende no mínimo dois anos de residência médica ou curso de especialização equivalente a pós-graduação, ambas garantindo ao profissional médico o registro como especialista nos Conselhos Regionais de Medicina (CRM).

Para atuar em áreas especificas da pediatria é necessário além da formação inicial, treinamento e estudos em serviços especializados por um período que vai de um a três anos.

Com a expectativa de vida podendo chegar até 100 anos o grande desafio do pediatra é a prevenção de doenças crônicas dos adultos e idosos, modificando hábitos nocivos à saúde futura,os quais se estabelecem nesta faixa etária, tais como obesidade, diabetes, arteriosclerose, hipertensão arterial, pneumopatias, entre outras. Mostra-se também que no futuro segundo as situações recentes os pediatras terão que se formar em Psicologia, e Psiquiatria, pois, as prevenções Psíquicas, dentre as crianças terão que ser elaboradas.

Frequência

No primeiro ano de vida, a criança deve ir ao pediatra mensalmente. Entre os 12 e os 23 meses, deve ir a cada 3 meses. Dos 24 aos 47 meses, deve ir a cada 6 meses. A partir dos 48 meses, não são mais necessárias consultas com pediatra.